sábado, 1 de março de 2008


Derrube o autoboicote

Não basta aprender sobre alimentação: para emagrecer, um grande desafio é mudar hábitos e neutralizar forças internas que podem estar atuando na contramão do seu projeto.


Alimentação inadequada, falta de exercícios regulares, problemas orgânicos, tendência genética. Tudo isso, claro, tem a ver com os quilos a mais na balança. Conhecer as questões responsáveis pelo ganho de peso e resolvê-las da melhor forma possível é fundamental para afinar, mas vencer a si mesma também pode ser determinante se o objetivo é enxugar o corpo.

Afinal, fatos como não conseguir acordar para ir à academia representam mais do que deslize, esquecimento ou falta de vontade - são, sim, demonstrações de uma manifestação do inconsciente sabotando seu processo de emagrecimento. E mais: aprender a neutralizar essa força interna, que pode atrapalhar seus planos, está em suas mãos.

A consultora corporal Cristina Cairo, autora do livro Acabe com a Obesidade (Editora Mercuryo), de São Paulo (SP), explica que o inconsciente (conceito elaborado por Freud, o pai da psicanálise, relacionado aos processos mentais que atuam na conduta do indivíduo, independentemente da sua vontade ou da memória) quer o bem da pessoa - o problema é o que ele entende por isso. "Ele, o inconsciente, pode mesmo jogar contra, pois reprime lembranças dolorosas e nos faz tomar atitudes por medo da rejeição e do abandono", afirma.

Fuja das armadilhas

Para controlar impulsos, manter a força de vontade e conseguir emagrecer, aqui vão algumas dicas:

- Ao começar com a dieta, não estabeleça regras rígidas demais, pois elas geralmente são quebradas com facilidade. Faça planos realistas, que sejam possíveis de seguir e que possam ser ajustados à sua rotina.

- A orientadora dos Vigilantes do Peso, Vilma Cardoso da Silva, lembra da importância de ocupar a cabeça com outras atividades. "Cultive rotinas para passar o tempo e driblar as tentações, como caminhar, dedicar-se a algum trabalho manual, telefonar para amigos, colocar a correspondência em dia, ler um livro ou até mesmo regar o jardim. O importante é tirar o foco da comida e direcioná-lo para algo positivo, que, se possível, dê prazer", aconselha a especialista

- Para a consultora corporal Cristina Cairo, praticar ioga ou meditação enquanto se faz regime é uma excelente medida. "Essas duas modalidades fortalecem o lado psíquico da pessoa, tornando-a mais equilibrada. Quando meditamos, sentimos paz em vez de fome", afirma.

- Lembre-se: dieta não é sofrimento! A busca por uma melhor forma física deve ser algo que traga satisfação. Concentrar-se nos bons resultados que já atingiu aumenta a auto-estima e deixa você de bem com a vida. Quando se está feliz consigo mesma, fica mais fácil levar o desafio adiante sem fracassar.

- Presenteie-se quando superar uma provação. Pequenos mimos para si mesma podem ajudá-la a se manter firme e forte em seus propósitos. Vale uma roupa para malhar ou um CD para ouvir enquanto caminha, incentivos que têm tudo para alavancar sua motivação de perder peso.

- Faça um exercício diário de visualização: imagine-se já no peso ideal, como você quer se ver depois de ter alcançado sua meta. Enxergar-se como vencedora faz acreditar que você vai mesmo chegar lá.

- Antecipe pressões sociais. A melhor opção é pensar com antecedência e impor um limite antes mesmo de começar a festa. Por exemplo: "Vou comer um pedaço de sobremesa, mas não repetirei", ou então "Vou beber um copo de vinho e, depois, somente água". É sempre uma conquista pessoal manter a promessa feita consigo mesma antes do evento.

- O emagrecimento é um processo que exige disciplina e se fortalece à medida que se vê os resultados. "Durante a dieta, a pessoa precisa estar consciente de que esse é o meio que vai levá-la a atingir seus objetivos. Por isso, deve-se interiorizar a necessidade de cumprir as orientações médicas ou do nutricionista", acentua o psicólogo Marcus Vinícius Mathias, de São Paulo (SP). Ficará tudo natural quando, em determinado estágio do programa, essas recomendações passem a impulsionar você internamente

Transformação interna

Quem se propõe a emagrecer deve saber que estará exposto a inúmeras transformações externas e internas. "Com o novo corpo, muda a forma como você interage com os outros, e a própria pessoa vai se redescobrindo aos poucos. O importante é manter sempre o pensamento positivo, para passar com tranqüilidade pelas várias situações que vão testar sua perseverança e autodeterminação", assegura Vilma.

O primeiro passo para acabar com o autoboicote é tomar a decisão com firmeza. Afinal, durante o regime, haverá muitas batalhas a serem vencidas. O sucesso final requer paciência, dedicação e treino. Para pôr o inconsciente a favor de seu objetivo, Cristina ensina que é necessário pensar como magro. "O obeso deve sair da posição de vítima em que normalmente se coloca e deixar de lado o medo de rejeição. Esse receio faz com que ele diga sim o tempo todo, inclusive quando se trata de comida, só para não desagradar aos outros. " A velha mentalidade de gordinha terá de, aos poucos, ceder espaço para uma nova emergir do processo. Ou seja: o antes e depois é muito mais do que a comparação entre duas fotografias, é também uma questão psíquica.

Ao iniciar o controle do cardápio, a sabotagem interna tende a acontecer nos pequenos momentos do dia-a-dia , querendo ceder a desejos e levando a ataques compulsivos, motivados por uma espécie de síndrome de abstinência. Prestar a máxima atenção na alimentação é uma excelente - e necessária - pedida para começar o processo de comunicação com seu inconsciente. Assim, deixa-se de aceitar guloseimas automaticamente ou mastigar para vencer a ansiedade. Outro passo importante é aprender como agir depois de cair em tentação: deve-se reconhecer o erro o quanto antes, lembrar-se dos bons resultados que já alcançou e retomar a dieta. Ao evitar ser excessivamente autocrítica, torna-se mais viável a reeducação, dando energia extra para sua vontade de seguir com seu objetivo de diminuir as medidas.
Afinal, a única responsável por seu sucesso é você mesma.


Nenhum comentário:

ANTES E UNS DIAS ATRÁS

ANTES E UNS DIAS ATRÁS
A de laranja sou eu sim! "Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos." - Eduardo Galeano