sábado, 5 de abril de 2008

10 hábitos das pessoas em forma



Você já se perguntou o que as pessoas em forma fazem de diferente das pessoas com gordura em excesso? Se você acha que elas nasceram com genes especiais que as fazem perder gordura naturalmente, enquanto você nasceu com genes que te fazem armazenar essas indesejáveis gordurinhas, você pode estar enganado.

Sim, é verdade que a sua carga genética influencia em como você armazena gordura, mas estudos recentes apontam que as pessoas possuem habilidades para se sobrepor às tendências impostas pelos seus genes. A qualquer tempo, as células de gordura podem inchar ou diminuir, sendo influenciadas mais pelo seu estilo de vida do que seus genes.

E já que os genes não são, portanto, os grandes vilões de peso nessa história, qual será a origem do processo de se conseguir um corpo em forma?

Se você tivesse a chance de passar 24 horas com uma pessoa em forma, você observaria nela vários comportamentos chave que a difere da maioria das pessoas com sobrepeso. Leia abaixo para entender -- e, principalmente, incorporar -- as decisões que essas pessoas tomam em relação a exercícios, alimentação e recuperação para ter um corpo esbelto, forte e saudável.

1. Durma bem e desperte naturalmente. A maioria das pessoas saudáveis e em forma acorda pela manhã sem ajuda de despertador e satisfeitas com o sono que tiveram. Além disso, elas se sentem energizadas e com fome ao acordarem. As pessoas saudáveis têm metas de exercícios a serem feitos e têm um planejamento para realizá-los. Elas dormem mais cedo, tem uma qualidade de sono melhor, um sono mais tranqüilo e requerem menos tempo de descanso que as pessoas fora de forma. Dormir mal e menos do que o seu organismo necessita é um problema intimamente ligado à obesidade. Dormir bem ajuda na recuperação, reparo e reconstrução do seu corpo.

2. Organize-se. Pessoas em forma fazem sua mochila da academia na noite anterior, têm roupas apropriadas para a prática do exercício, levam o seu kit de banho, roupas de trabalho e a sua programação de exercícios para aquele dia. Eles levam sua programação de atividades físicas tão a sério quanto seus compromissos pessoais ou profissionais.

3. Faça seus exercícios logo pela manhã. Quem faz exercícios nesse horário cumpre muito mais seu planejamento e tem menor tendência a abandonar o programa. O sentimento de dever cumprido e orgulho que a realização do exercício traz, acaba influenciando em muito seu controle na alimentação ao longo do dia.

4. Planeje suas refeições. Pessoas em forma e esbeltas programam horários para comer, elas planejam suas refeições de acordo com seus exercícios e sabem exatamente onde e o que irão comer durante todo o dia. Leva um pouco de tempo e trabalho descobrir quais refeições e beliscos são saudáveis, mas elas nunca se arriscam comendo o que não conhecem. Ir faminto em direção a um buffet ou a um fast food é a formula perfeita para o desastre.

5. Reaja às suas falhas. Pessoas em forma sabem reagir às suas falhas. Elas não permitem que uma falta à academia se transforme em mais duas ou três. Elas retomam imediatamente sua programação e intensificam seus exercícios para compensar sua falta. Elas também não deixam que uma fatia de pizza ou de torta acabe com seus esforços. Retomam a programação alimentar tendo em mente que regularmente cumprem seus exercícios, dormem e se alimentam bem e, portanto, se permitem certas escapadas sem culpa.

6. Faça com que as mudanças em seu comportamento e estilo de vida durem. Pessoas saudáveis não atingiram seus objetivos da noite para o dia. Elas se fortalecem com informações sobre exercícios e alimentação e adotam um novo hábito por vez e o trabalha até que ele se torne automático em sua vida.

7. Separe a psicologia de sucesso da auto-ajuda barata. Pessoas que estão em forma não caem em fórmulas mágicas para emagrecer e obter bem estar. Elas sabem que para se ter uma vida melhor e saudável e ter um corpo em forma é preciso um trabalho contínuo, e elas colhem os frutos disso diariamente. Elas sabem que essas fórmulas mágicas são “muito boas pra ser verdade” e, no fundo, estão cobertas de razão.

8. Não ganhe de volta o peso perdido. Pessoas em forma sabem que apenas a alimentação correta não é suficiente para se atingir a perda definitiva de gordura. Exercícios são um componente chave para não ganhar de volta os quilos perdidos. Com exercício regular elas sabem que mantém longe os quilos extras.

9. Fale consigo mesmo de forma positiva. Pessoas em forma falam consigo mesmas de forma positiva. Elas não se desestimulam com pensamentos negativos como “estou gorda” ou “sou uma pessoa muito preguiçosa”. Ao invés disso, elas falam pra si próprios: “eu sou forte”, “eu sou poderoso”, “eu nutro bem meu corpo” e “eu sou agradecido por estar mantendo meu corpo em movimento”.

10. Defina suas metas e as cumpra. Pessoas em forma têm metas realistas em mente. Para alguns, pode ser medir um número a menos ou perder um numero x de quilos. Para outros, pode ser participar de algum evento ou campanha de levantamento de fundos, como caminhada pelo câncer de mama. Quando uma meta é cumprida, outra é definida e sempre existe um plano para realizá-la.

Se você quer viver em um corpo esbelto e forte, você deve escolher um dentre esses 10 componentes e focar nele. Após assimilar e incorporar esse primeiro hábito, passe para outro e assim sucessivamente até ter incorporado todos eles. Cada passo desses que você incorporar, será um passo no caminho da realidade de se ter um corpo enxuto e esbelto, e você vai adorar o que estará refletido quando se olhar no espelho.

Nenhum comentário:

ANTES E UNS DIAS ATRÁS

ANTES E UNS DIAS ATRÁS
A de laranja sou eu sim! "Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos." - Eduardo Galeano