quarta-feira, 23 de julho de 2008

::: Para perder peso, o negócio é contar :::


Conte as calorias. Ou pontos. Ou carboidratos. Ou gramas de gordura. Ou seus passos. O importante é contar alguma coisa. E manter um registro diário de tudo o que você come, para depois fazer os devidos cálculos.

Essas são recomendações de especialistas em nutrição que trabalham com pessoas que estão tentando perder seu sobrepeso. Seguem algumas dicas para perder os quilos que sobram, de maneira bem eficiente.

Use a matemática para perder esses quilos excessivos. Descobrir quantas calorias você precisa perder por dia é algo que depende do seu tamanho, do nível de atividade e de outros fatores.

Há vários truques para manter uma dieta que é relativamente baixa em calorias. Os alimentos que você consome devem ser ricos em vitaminas e minerais para que seu corpo receba todos os nutrientes de que precisa. Saber negociar com as calorias também é importante. Considere o seguinte: uma colher de sopa de manteiga equivale a uma xícara de melão.

Também é importante ter umas folgas de vez em quando, segundo Bonnie Jortberg. "Fazer a dieta não significa abrir mão do prazer. Significa mudar seu estilo de vida garantindo que seus alimentos prediletos também façam parte de um novo plano de alimentação, mais saudável."

Especialistas recomendam que as pessoas em dieta mantenham por vários dias um diário onde escrevam o que estão comendo. Desse modo, poderão descobrir quantas calorias estão consumindo e quais porções e alimentos precisam ser ajustados.
Consumo de calorias deve ser visto como o uso de cheques: tudo precisa ser anotado!

Os experts também recomendam a adoção de uma tabela diária indicando o quanto podem consumir, por todo o período de perda de peso e às vezes até na etapa posterior. Vários estudos, inclusive um trabalho divulgado em junho, mostraram que se perde mais peso dessa forma.

"Em nosso programa, as pessoas que mantém essas tabelas são mais bem-sucedidas que as outras", diz Jortberg. Muita gente consome muitos alimentos inconscientemente, afirma a especialista. "Se elas encarassem uma tabela honesta contendo o que realmente consomem, ficariam surpresas. Elas comem na mesa de trabalho, enquanto dirigem e enquanto assistem à televisão".

"E as pessoas também subestimam o tamanho das porções que digerem. Acham que estão comendo meia xícara, quando na verdade consomem três porções, sem perceber", analisa Bonnie Jortberg.

Robyn Flipse, nutricionista registrado na cidade de Ocean, no estado de Nova Jersey, que atendeu centenas de pessoas nos últimos 30 anos, tem o hábito de pedir aos clientes que mantenham uma tabela diária de tudo o que comem e bebem, e que calculem as calorias consumidas na semana.

"É como num talão de cheques", diz Robyn, autora de um livro sobre nutrição e adolescência."Se você faz um cheque ou um depósito, você sempre deve escrever os valores no canhoto -não apenas quando é conveniente, ou se você tem uma caneta a mão ou se está a fim. Se você não escreve os valores, terá um resultado desastroso na conta. O mesmo vale para a sua dieta."

Fonte: USA Today - Artigo escrito por Nancy Hellmich com tradução de Marcelo Godoy

Tabelas de calorias


http://www.webcalc.com.br/frame.asp?pag=http://www.webcalc.com.br/esporte/composi_pr.html


Link para a calculadora de calorias que eu uso:

http://www.rkauto.com.br/caloria/

Ao utilizar a tabela pela primeira vez deve-se preencher os dados iniciais da seguinte maneira:

Preencha com seu nome (ex: Jane), idade (41), altura com vírgula para cm (1,65), peso com vírgula para gramas(78,8), e quantidade de horas por semana de atividade física (5).=>Aqui senão faz, não preencha.

2 comentários:

karlinha™ disse...

Nossa... que matéria legal!
Beijos

Aisha&Jacque disse...

Amiga, gostei da matéria, vou colocar lá no meu cantinho também.
Bjks

ANTES E UNS DIAS ATRÁS

ANTES E UNS DIAS ATRÁS
A de laranja sou eu sim! "Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos." - Eduardo Galeano