quarta-feira, 17 de junho de 2009

Como queimar gordura no exercício

Os efeitos da atividade física no combate à obesidade, e mesmo na manutenção da composição corporal ideal, têm sido um dos assuntos já abordados anteriormente nesta coluna. Entretanto, existem alguns resultados recentes de pesquisa que nos permitem um melhor entendimento da contribuição do exercício físico na queima de gorduras. Nós sabemos que existem dois diferentes combustíveis energéticos que os nossos músculos utilizam durante a atividade física: os açúcares ou carboidratos, e as gorduras ou ácidos graxos. Quando nós realizamos qualquer exercício, os músculos se utilizam de uma mistura de carboidratos e gordura para produzir a energia que é transformada em trabalho físico. Contudo, essa mistura varia de acordo com a intensidade e a duração do exercício. Nos exercícios de intensidade mais elevada e duração mais curta, predomina o carboidrato como combustível energético. Por outro lado, quando o exercício é de intensidade mais moderada e duração mais longa, o predomínio passa a ser das gorduras. Esse fato constatado científicamente nos permite discutir um exemplo prático que serve de ilustração para importantes conclusões. Vamos considerar um indivíduo que vai percorrer uma distância de 5 quilômetros. Se essa distância for percorrida correndo, digamos à uma velocidade de 10 km/h, o tempo total do exercício será de 30 minutos e o gasto calórico será equivalente à aproximadamente 300 calorias. Se a mesma distância for percorrida andando acelerado, por exemplo a 5 km/h, o tempo será de 1 hora e o gasto calórico será também de 300 calorias.

Como vemos, nos dois exemplos o gasto calórico total é o mesmo. No entanto, existe uma importante diferença: no primeiro exemplo as 300 calorias terão sido obtidas predominantemente a partir dos carboidratos; no segundo caso, as mesmas 300 calorias seriam produzidas principalmente pela queima de gorduras.

Leve em consideração que o grau de intensidade que você faz a atividade influencia bastante no número de calorias que você irá gastar. Porém leve em consideração que atividades de baixa intensidade em que você é capaz de fazê-las por um longo período de tempo pode ser a melhor escolha para se perder gordura.

O conselho para queimar gorduras é: diminua o ritmo e prolongue a duração do exercício.

Prof. Dr. Turíbio Leite de Barros Neto

Ursinho manda beijinho.gif

2 comentários:

Sofia Ramos! disse...

Adorei a matéria posso por na comunidade??

Eu estava na onda de correr..rsrsrs Mas a intuição de R.A me dizia prolongue o tempo do exercicío e nem precisa correr.. ( talvez a voz da preguiça..kkkk).

Mas amei e era uma duvída antiga!!

Obrigadooooooooooooo por postar amei!!

Quero intercalar a musculação com a caminhada.

Dia de musculação ( 1 hora e 30) eu nem faço musculação ou faço somente braço!!!

Bjs!!

Jane disse...

Com certeza que pode sim Sofia.
Eu tbm estava com dúvidas ai qdo encontrei este artigo não pensei duas vezes.
bjos

ANTES E UNS DIAS ATRÁS

ANTES E UNS DIAS ATRÁS
A de laranja sou eu sim! "Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos." - Eduardo Galeano