sexta-feira, 17 de julho de 2009

Mudar a cabeça faz a dieta funcionar!

Acredito mesmo no título da matéria: "MUDAR A CABEÇA FAZ A DIETA FUNCIONAR"

Estes tempinhos atrás eu andava meio desanimada por ter engorado no final do ano e não conseguir eliminar o peso ganho.

Pensava: - Tenho que emagrecer, tô gorda... ia para a academia mas me exercitava sem animo, pensava: nem adianta não consigo emagrecer mesmo... e por ai vai.

Vocês sabem muito bem o que é isto pois com certeza se estão lendo este texto aqui é pq querem emagrecer não é mesmo? Então sabem que qdo a gente fica se lamentando e não age efetivamente não aparece resultado nenhum, pelo menos não que seja favorável. Não é mesmo? O resultado que eu conseguia é que a balança não desenroscava mesmo. Ai mudei a atitude, mudei o padrão de pensamento, reagi novamente, e não me perguntem como, não sei explicar, sei lá ... parece um estalo... uma necessidade de fazer algo melhor ... um sei lá o que...(gostaria de achar a palavra ...).

Bem mas achei tempo para mim. Voltei a me cuidar, passar cremes, cuidar da alimentação, beber meus chás , me dedicar na academia e já sinto que estou emagrecendo.

Acho que nestas idas e vindas devo ter engordado e emagrecido alguns quilos. Andava meio (como posso dizer?) com medo de subir na balança e quando subia as vezes tinha emagrecido e noutras tinha engordado.

Uma das vezes que me pesei foi depois de uma semana fazendo tuuudo certinho a balança acusou + 2 quilos!!! Odiei aquilo e me enchi de comida nos outros dias... só depois é que descobri que era só retenção de liquido e TPM!!! Mas já era tarde, já tinha pisado na jaca ou pior no pomar inteirinho.Ai eu realmente havia engordado de tanto comer besteira. Foi quando então eu reagi. Não adianta ficar com medo da balança, ela tem que ser nossa amiga, e se ela nos diz que engordamos é pq é hora de fazer diferente, não adianta espernear e enfiar o pé na jaca como eu fiz.

Um dia que o ponteiro da balança sobe pode ser apenas retenção. Segurar firma na RA, mudar o pensamento, parar de autossabotar e tirar da cabeça a idéia fixa de que é impossível emagrecer, fará você modificar as atitudes diante da comida e perder peso sem sofrer.

É o que estou fazendo.

Agora leia só estas verdades:

SEJA POSITIVA Você tem coragem de chamar uma amiga que está gordinha de “rolha de poço”? Claro que não! Mas existe o risco de dizer coisas desse tipo (ou piores) para si mesma, programando seu cérebro para uma derrota na balança. Se você conserva pensamentos como “sempre estive gorda” ou “nunca fui capaz de perder peso”, acaba bloqueando qualquer possibilidade de mudança, mantendo o corpo pesado. Então, comece a ser positiva a partir de agora.

• Risque os pensamentos gordos. Quando eles vierem à mente, diga firmemente: “Pare ou apague!”

• Você pode tudo. Pare de repetir que não tem pique para malhar ou não pode viver sem doce. Reforce o que você pode fazer, dizendo a si mesma: “Eu posso fazer dieta”, “Eu posso andar mais dez minutinhos na esteira”, “Eu posso viver sem musse de chocolate”.

• Trace metas realistas. Você vive dizendo que não consegue perder peso? Mude o discurso para: “Não perdi peso ainda, mas, quando decidir de verdade, vou conseguir”.

IMAGINE E OUÇA SEUS DESEJOS

Além de frases sobre um corpo magro e saudável, é importante criar imagens na mente. Como? Feche os olhos e se veja caminhando num parque ou numa praia paradisíaca. Se disser “eu vou andar ouvindo axé”, cria também um estímulo auditivo. As representações sensoriais visuais e auditivas ajudam o cérebro a traduzir os pensamentos em ações.

EXERCITE A GRATIDÃO

Você tem o hábito de agradecer as coisas boas da vida? Ótimo! Esse exercício, de acordo com pesquisas na área da psicologia positiva, mantém o bom humor e deixa você mais disposta. O que isso tem a ver com o controle de peso? Quando está bem, você reduz o risco de encher o prato para curar uma dor emocional. Reserve um horário do dia para agradecer tudo aquilo que sua vida tem de bom - pode ser a família, a casa, o emprego, uma cama macia com lençóis cheirosos, um bilhete carinhoso do namorado ou do filho. O ideal é fazer isso logo antes da refeição - é um exercício que acalma a alma e deixa você com o estado de espírito perfeito para comer com tranqüilidade.

PROVOQUE SUA MENTE Sabe aquelas historinhas populares que as avós adoram contar? Elas podem valer por várias sessões de terapia direcionadas para a perda de peso, segundo terapeutas especializados em programação neurolingüística. Exercite com o conto O Milagre da Mudança, de Dennis Wholey: um homem está nadando para atravessar um rio segurando uma grande pedra em uma das mãos. Quando chega ao meio da travessia, as pessoas que estão à margem do rio percebem que ele está em apuros, engasgando e engolindo água, se esforçando para continuar boiando. “Largue a pedra!”, diz um homem. “Assim poderá nadar melhor.” Mas o homem na água segura a pedra com mais força. “Largue a pedra!”, grita o povo. “Largue a pedra!” Finalmente o homem se vira e, com seu restinho de fôlego, diz: “Não posso. É minha”. Agora responda a estas perguntas: • Você sente seu peso puxando-a para baixo? • Se enxerga agarrando-se a um corpo pesado apesar de estar perto de se “afogar”? • Como você justifica os quilos extras? • Existe algo que alguém pudesse dizer ou fazer para convencê-la a liberar o excesso de gordura?

TRANSFORME DESEJOS EM METAS

Viver só no desejo de derreter as gordurinhas não resolve. Você precisa dar passos concretos em direção ao que quer. A pesquisas mostram que a característica que diferencia as garotas de sucesso é o estabelecimento de metas claras e específicas. Portanto, ao adotar seu programa de perda de peso, trace objetivos viáveis. E, conforme progredir, adicione ou modifique as metas de maneira que elas continuem sendo inspiradoras em vez de opressoras. Veja o que fazer.

• Visualize, fale e escreva. Imagine-se magra dentro do biquíni ou sorrindo ao subir na balança. Depois, registre essas cenas num diário. Pronto! O desejo foi transformado em compromisso. À medida que você for progredindo, revise, melhore e amplie suas metas.

• Vá devagar para ir longe. Mesmo se quiser perder 10 ou mais quilos, almeje reduzir um pouco por vez. E antecipe a sensação prazerosa de atingir sua meta a cada quilo perdido. Cada pequena vitória garante uma explosão de motivação e incrementa a autoconfiança.

• Amplie suas estratégias. Pensar dia e noite em emagrecer pode ser limitante e frustrante. Estabeleça objetivos com foco na mudança de comportamento e torne-os o mais específicos possível, por exemplo Meta diária: vou caminhar 15 minutos no horário do almoço e tomar leite desnatado em vez de chocolate gelado com chantilly. Meta semanal: ao menos três noites na semana, vou comer frutas no lugar da sobremesa ou dispensá-la. Meta mensal: vou descer do elevador num andar inferior e subir de escadas até meu apartamento. Ao final do mês, estarei subindo ou descendo dois ou três lances antes de entrar no elevador.

CONTROLE A GULA

Comer é necessário, mas você pode escolher bem cada bocado. A mesma regra vale para a gula - ela parece incontrolável, mas não passa de uma decisão interna que pode ser modificada. Como? Prepare planos para enganá-la.

• Beba água aos goles. Muita gente confunde sede com gula. Então, da próxima vez que você sentir fome fora de hora, beba um copo de água em pequenos goles. Se for sede, a vontade de comer vai passar rapidinho.

• Conte até dez. Em vez de se entregar à gula logo de cara, resista a ela por dez minutos. Esconda as guloseimas e saia para andar ou ocupe as mãos com um trabalho manual.

• Resista à junk food. Se você come fast food de segunda a sexta, comece a fazer isso dia sim outro não, depois a cada três dias e, finalmente, uma vez por semana.

AME SEU CORPO Quando olham no espelho, as garotas geralmente não gostam do que vêem. Mesmo aquelas que estão com o corpo legal tendem a achar que precisam perder uma gordurinha aqui outra ali. Mas não espere secar os excessos para cuidar da auto-estima.

Comece valorizando as partes do seu corpo que você gosta. Tenha orgulho do seus olhos brilhantes, do colo bem desenhado, dos dedos longos.

Outra maneira de se sentir feliz é cuidar de si mesma com o carinho que costuma tratar suas amigas. Não se subestime nem faça piadas sobre as benditas dobrinhas que insistem em saltar da blusa.

Além disso, cultive o bom humor, adote atitudes saudáveis e trace perspectivas positivas. Quanto mais você fizer isso, mais sua mente vai trabalhar a seu favor.

Não esqueça disto!

Tenha fé em si mesmo,
porque Deus habita dentro de você.
Portanto, ter fé em si mesmo
é ter fé em Deus.
z
Em especial para a Dóris e a Sofia que estiveram me visitando e deixaram recadinhos.
Vou mimir...

Um comentário:

Dóris disse...

Obrigada pelo destaque em seu blog, saiba que faço as visitinhas com muito prazer e tb amo ser visitada. Qq coisa pode passar lá nomeu cantinho.Bjs!!!

ANTES E UNS DIAS ATRÁS

ANTES E UNS DIAS ATRÁS
A de laranja sou eu sim! "Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos." - Eduardo Galeano