segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Abaixo o refrigerante!

Sejamos sinceras: na hora do almoço, no lanche, no jantar ou ao longo do dia é difícil resistir ao bom e velho refrigerante, não é mesmo? Em festas, então, nem se fala – às vezes, fora os drinks, eles são a única opção. Estou deixando de beber refrigerantes, na verdade hoje completam 18 dias que não ponho refrigerante na minha boca, nem aquelas águas saborisadas e com gás. Tá lá no rótulo; refrigerante sem açúcar!!! E foi inpirada na Karla minha amiga blogueira que decidi não mais beber refrigerantes! Para começar, eles contêm ingredientes que nada contribuem para a saúde. O açúcar ou adoçante (no caso dos light) provocam a queima de vitaminas e minerais que são então eliminados pelo organismo. Em excesso, aumentam as taxas de triglicerídeos. E por falar em exagero, quanto mais cafeína o refrigerante tiver, mais adrenalina será produzida pelo nosso organismo. Assim sendo, o cérebro passa a “pedir” mais carboidratos e açúcar para que a glicemia seja mantida e a adrenalina, balanceada, dando início a um círculo vicioso. Outro ingrediente perigoso é o ácido fosfórico. Ele reduz a absorção de cálcio, podendo comprometer a manutenção da massa óssea, o que é péssimo para as mulheres. Imagine só quando a menopausa chegar, trazendo ainda mais desgaste aos ossos! eu que já tenho comprometimento dos joelhos!!! Isso sem contar que os refrigerantes são ricos em corantes, acidulantes, conservantes e tantos outros ANTES e possuem teor altíssimo de sódio, que causa retenção de líquidos, elimina cálcio e reduz a disponibilidade de magnésio na circulação, facilitando a formação de gordura corporal.(eu hein) Portanto, o refrigerante é uma bebida nutricionalmente pobre. Bebê-lo com freqüência só faz aumentar a ingestão de calorias vazias, que não acrescentam nenhum nutriente ao organismo. Fique ligada, porque um litro de refrigerante tem, em média, cerca de 400 calorias, que poderiam ser obtidas através de alimentos muito mais saudáveis. E o aparecimento da celulite e o ganho de peso? Estes ocorrem por conta do consumo de refrigerantes. Não há estudos que comprovem essa relação, mas é sabido que uma dieta desequilibrada, com consumo excessivo de açúcares, gorduras e ingestão ineficiente de água e fibras, bem como o sedentarismo e a predisposição genética, estão relacionados ao aparecimento da celulite. Já o ganho de peso se dá devido ao desequilíbrio entre o consumo e o gasto de calorias. Alimentos e bebidas com alto valor calórico fazem com que o número de calorias ingeridas seja muito maior do que o gasto. Isso sem contar que o excesso de açúcar contido nos refrigerantes é rapidamente absorvido pelo organismo, estando relacionado também ao aumento do risco de obesidade e de diabetes tipo 2. Por isso que o Papai Noel da Coca-cola é tão gordo! E os ursos? Eu hein!!! Por essas e outras, o consumo diário de refrigerante não é recomendado. Mas o preocupante é que ele tem justamente deixado em segundo plano bebidas saudáveis como sucos naturais, água de coco e a própria água, essencial para o ser humano e grande aliada no combate à celulite e ao ganho de peso. Então, que tal virar esse jogo? Evite o refrigerante, mesmo as versões zero e light, e invista em bebidas mais nutritivas e saudáveis. Meu marido trouxe refrigerante zero outro dia e disse; Bebe! É refrigerante zero! Eu respondi:- Não quero refrigerante zero! Quero é ZERO refrigerante!! A Karla é que está certa! Abaixo o refrigerante!!!!

5 comentários:

karlinha™ disse...

Oi bonitinha...
Vou fazer 1 ano sem refrigereco nenhum.
Não fez falta.
Não faz falta
Não morri.
Nas festas fico no Ice tea... mas gosto mesmo é da água geladinha. Em casa me entupo de limonada com adoçante.
E vamos vivendo.
Te amo.
Beijos,
O transport da minha academia num é igual ao da sua não (bico)
Vou colocar uma foto dele no blog

Aninha disse...

E tb aboli o refrigerante da minha vida! A agua, os sucos são tao bons ne?
bjss e otima semana!

karlinha™ disse...

O Janinha... cadê vc?
Poxa... tô roxa de saudades, tá?!
Beijos,

Tâm disse...

Passando pra conhecer seu blog ;)
Sou nova por aqui sabe como é neh?huhuhu
Ahh li opost e ainda n aboli o refrigerante!mas só bebo fds e qd é zero cal!!..o maximo que consiga fk sem refri foram 3meses!!seu blog é super fofo!ja tem uma seguidora fiel!!sempre que puder passo aqui!VOu te linkar ta?
bjocas e bom fds

datita disse...

achei seu blog e adorei, me faça uma visitinha!!!!!

ANTES E UNS DIAS ATRÁS

ANTES E UNS DIAS ATRÁS
A de laranja sou eu sim! "Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos." - Eduardo Galeano