Um chazinho esquenta o corpo, acalma e... emagrece! Aproveite o frio da estação para incluir a bebida na sua dieta e secar as gorduras. Nós damos a receita de um mix de ervas poderosas que, somado a um menu de baixas calorias, afina
Está provado que alguns grupos de plantas têm funções redutora de peso, desintoxicante, digestiva, diurética e calmante. E que a ingestão delas ajuda a eliminar gordura e toxinas do organismo. "Quando imersas em água quente, liberam princípios ativos que agem no metabolismo, regulando suas atividades e acelerando o processo de emagrecimento", diz Gino Françozo (SP), especialista em medicina ortomolecular e Ph.D. no estudo de chás. Isso quer dizer que o famoso chá verde e as tradicionais carqueja, cavalinha, laranja-amarga e capim-limão têm realmente o poder de enxugar os excessos da silhueta
Segundo o fitoterapeuta Alexandro Botsaris (RJ), o efeito redutor das ervas provém especialmente da sensação de saciedade que elas provocam. "Determinados tipos são ricos em fibras solúveis e, por isso, absorvem muita água, formando um tipo de gel que, ao cair no estômago e no intestino, preenche os espaços, dando a impressão de volume, de barriga cheia. Daí, você sente menos fome", afirma o expert. Outro motivo pelo qual os chás afinam vem da ação diurética que alguns possuem. "Ao promover a drenagem de líquidos das células, diminui o peso corporal e, conseqüentemente, abaixa o ponteiro da balança", complementa Alexandro.
Mas milagres não existem. Jamais adote o chazinho em substituição à dieta equilibrada e aos exercícios físicos, que são extremamente importantes num programa de perda de peso. O ideal é usá-lo em conjunto com um cardápio pobre em açúcares e gorduras e uma atividade aeróbica, como caminhada, corrida ou bicicleta. Veja nas páginas seguintes a receita de um chá seca-tudo para tomar 15 minutos antes de cada refeição e acompanhe depois nosso menu superlight.
RECEITA DO CHÁ SECA-TUDO
Confira como preparar e ingerir a bebida especialmente elaborada pelo dr. Gino Françozo. A combinação de ervas abaixo reduz o apetite, estimula a circulação sanguínea, ativa o metabolismo, previne o depósito de gordura nas artérias e evita a retenção de líquidos:
Em um recipiente, reserve uma colher de chá das ervas espinheira-santa, chapéu-de-couro, carqueja, jurubeba, abacateiro, cavalinha e bugre.
Em seguida, ferva um litro de água e adicione à mistura de ervas.
Mantenha tampado por 10 minutos, coe e está pronto para beber.
O chá pode ser servido quente, morno ou gelado, pois a temperatura não altera as propriedades das plantas.
A bebida precisa ser consumida em até 48 horas após o preparo. O ideal mesmo é fazer uma nova receita a cada dia para ingerir a mistura fresca.
Tome-a pura, sem adoçante. No entanto, se não conseguir, acrescente o mínimo de açúcar dietético.
Não beba menos de seis xícaras por dia, 15 minutos antes de cada refeição e lanche.
Um chazinho esquenta o corpo, acalma e... emagrece! Aproveite o frio da estação para incluir a bebida na sua dieta e secar as gorduras. Nós damos a receita de um mix de ervas poderosas que, somado a um menu de baixas calorias, afina
ERVAS ESPECIAIS
As plantas emagrecedoras são divididas em cinco categorias, de acordo com suas funções e áreas de atuação no organismo. A partir dessa classificação, é possível escolher uma ou duas ervas de cada grupo a fim de se obter um chá poderoso, que garanta ótimos resultados para a sua necessidade. Se a idéia é se livrar da ansiedade que a faz atacar a geladeira ou regular o intestino, eleja ervas de efeitos digestivos e calmantes.
Um alerta: não misture mais de dois extratos de cada grupo, sob o risco de fazer mal à saúde. Se administrados de forma errada podem apresentar grau de toxicidade alto. Grávidas e lactantes jamais devem ingerir qualquer chá sem antes consultar o obstetra. Também não faça uso contínuo dos chás, evitando assim transtornos no metabolismo. Os do tipo laxante, por exemplo, podem provocar desidratação. O certo é tomar por 30 dias, fazer uma pausa de uma semana e voltar a consumir uma outra erva do grupo. É fácil encontrar a matéria-prima em casas de produtos fitoterápicos ou homeopáticos e em mercados municipais, que costumam vendê-los a granel. Conheça abaixo as classes em que as plantas se subdividem:
DIURÉTICAS
CAVALINHA, DENTE-DE-LEÃO, ABACATEIRO, QUEBRA-PEDRA, CABELO DE MILHO, SABUGUEIRO.
Indicação - Retenção de líquidos. Esses produtos naturais atuam nos rins e na glândula supra-renal. Inibem um hormônio chamado cortisona, que impede a perda de peso.
DIGESTIVAS
CÁSCARA-SAGRADA, CHAPÉU-DE-COURO, ZEDOÁRIA, HIBISCO, PSILIUM, FUCUS (OU FUCO).
Indicação - Prisão de ventre. Esse grupo tem elementos que regulam as atividades do fígado. Assim, a bílis, produzida por esse órgão, passa a quebrar a gordura em moléculas menores, facilitando sua absorção pelo intestino. Com essa 'forcinha' as comidas mais pesadas, como carnes e gorduras em geral, não ficam paradas no estômago e, assim, não causam a sensação de estufamento e azia.
DESINTOXICANTES
ALFAFA, BUGRE, SALSAPARRILHA, CHÁ VERDE, ESPINHEIRA-SANTA, BARDANA.
Indicação - Eliminar toxinas. Desempenham o papel de faxineiras do organismo, à medida que captam as toxinas (substâncias responsáveis por desequilibrar as funções das células e ocasionar o aumento de peso) e tratam de elimina las através da urina, do suor ou das fezes.
ALECRIM, CAPIM-LIMÃO, HORTELÃ, MELISSA, CAMOMILA, JASMIM, MULUNGU.
Indicação - Ansiedade. As ervas interferem no sistema nervoso, trazendo sensação de tranqüilidade e calma. Isso ajuda a dar adeus à compulsão.
EMAGRECEDORES
ALFAFA, CAVALINHA, CANA-DO-BREJO, CARQUEJA, CAPIM-LIMÃO, GRAVIOLA.
Indicação - Facilitar o emagrecimento. Atuam nos rins, fígado e intestino, regulando as atividades desses órgãos e acelerando o metabolismo. Agem na quebra dos lipídios, que são eliminados pelas fezes. Algumas dessas ervas também têm efeito laxativo
cardápio de segunda-feira 25/02
8:30
café soluvel 8
1/2 pão francês 68
1/2 copo de leite desn 33
1/2 fatia de mussarela 24
1/2 fatia de melão 30
12:00
2 col arroz 68
1 col feijão 69
Salada 21
Carne cozida 235
15:horas
1 barrinha de cereal 100
17:00
café solúvel 8
1/2 pão francês 68
1/2 copo de leite desn 33
1/2 fatia de mussarela 24
1 fatia de presunto 18
20:00 horas
2 ovos cozidos 156
½ maçã 32
23:30
1 copo de leite desnatado com achocolatado light 122
total 1117 calorias
46 minutos de caminhada - 414 calorias
cardápio de domingo 24/02
8:30
café soluvel 8
1/2 pão francês 68
1/2 copo de leite desn 33
1/2 col maionese light 33
1/2 fatia de melão 30
12:00
coxa de frango assada 110
couve flor 3 40
vagem 1/2 pires 21
mandioca 100gr 119
15:horas
laranja 46
17:00
café solúvel 8
1/2 pão francês 68
1/2 copo de leite desn 33
1/2 fatia de mussarela 24
1 fatia de presunto 18
20:00 horas
50 gr mandioca 60
50 gr costela assada 190
tomate 20
vagem e couve 41
23:30
laranja 46
total 1080 calorias
Um comentário:
Só pra deixar muitos beijos orgulhosos pra e de vc.
Postar um comentário